Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Arte

Arte

Entretenimento

Entretenimento

Lazer

Lazer

Espetáculo

Espetáculo

Gastronomia

Gastronomia

Exclusivas

Exclusivas

Música

Música

Katia Haranaka dá entrevista exclusiva ao Viva Cidade News

Exclusiva com Katia Haranaka

Por Vivian Silva

Há um ditado popular que diz “você é aquilo que você come”. Apesar do veganismo estar atrelado às causas animais, muitas pessoas optam por produtos e alimentos veganos por eles estarem livres de diversas substâncias que podem ser prejudiciais ao organismo.

Em entrevista exclusiva ao Viva Cidade News, a cirurgiã plástica Katia Haranaka (@katiaharanaka) – pós-graduada em neuroendocrinologia – esclareceu alguns pontos sobre como a alimentação interfere na nossa saúde e beleza da pele. Com cerca de 27 anos de experiência na medicina e com mais de 33 mil pacientes atendidos, Katia comenta ainda temas como, por exemplo, suplementação de vitamina B12 e produtos veganos. Confira a seguir os principais trechos desse bate-papo.

Viva Cidade News (VCN) – Quais são os cuidados básicos para manter a saúde e, consequentemente, a beleza da pele?

Dra. Katia Haranaka (KH) – Quando a gente fala em saúde, nós vamos pensar na saúde intestinal. A saúde intestinal é responsável por realizar 55% da qualidade do nosso sangue, 80% da nossa imunidade e 90% da produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por você se enxergar e enxergar o mundo de uma forma bonita, uma lente colorida nos olhos. Então, manter a saúde intestinal é fundamental. Consequentemente a esta saúde intestinal, nós vamos refletir na nossa pele, nas unhas, no cabelo e na qualidade do tecido gorduroso. 

Quanto você deseja ter uma pele com as características de viço, brilho, bem hidratada e bem cuidada, são necessários dois pilares: um tratamento básico com produtos tópicos na pele… que incluem um material de limpeza, um sabonete ou leite de limpeza, que não contenham álcool, esse é o conceito básico e não faça espuma, um hidratante com princípios ativos interessantes, um filtro solar que também seja de princípios ativos que não sejam derivados do petróleo, eu gosto de indicar o ácido mandélico a 13%, manipulado, para ele fazer o efeito de permitir que a hidratação aconteça na pele. A hidratação por si só ela não se baseia simplesmente na aplicação de produto em cima da pele, mas, sim, a permissão dessa pele em permitir que o hidratante penetre. Então, 20% seria isso, os produtos tópicos e 80% a saúde do intestino, a hidratação que se faz pela boca, no mínimo, três litros de água, os nutrientes que você tem para este intestino, como frutas, verduras e legumes.

VCN – A senhora defende o não consumo de laticínios, glúten e álcool. Resumidamente, quais os malefícios desses produtos ao organismo?

KH – A conduta de defender o não uso de leite, laticínios, a farinha de trigo, o glúten e o álcool se baseia, primeiro, são produtos já conhecidos, hoje, por Harvard (universidade), que retirou laticínios da pirâmide alimentar, em 2011, então, nós já temos Harvard a nosso favor, isso já vem há mais de 5 mil anos com a medicina chinesa e há mais de 8 mil anos com a medicina ayurveda, que diz que os leites e laticínios umedecem o pulmão, se eles umedecem o pulmão, umedecem as mucosas, hoje, nós conseguimos comprovar de uma maneira mais simples que eles provocam uma inflamação da mucosa, das células intestinais. O corpo participa da seguinte forma, se você inflamar uma mucosa do intestino, você inflama todas as outras mucosas… os laticínios são alimentos inflamatórios. O glúten é uma proteína extremamente grande e irritativa, o corpo não consegue dar conta desse aumento tão absurdo que aconteceu, nos últimos 30 anos, de 400%, nós estamos falando em alteração genética, só para relembrar, o glúten tem um problema que mesmo que você não tenha uma permeabilidade intestinal, que este intestino não esteja vazando ou machucado, ele entra na corrente sanguínea e ultrapassa a barreira encefálica e isso ataca as nossas células neuronais, por isso, que nós estamos vendo ressurgir no mundo muitas doenças mentais e alterações de comportamento.

O álcool altera sua consciência, então, esta consciência vai te reduzir o raciocínio lógico, para que você tome decisões imediatas, para mudar a qualidade da sua saúde.

VCN – Quem segue uma dieta vegana precisa da suplementação de vitamina B12?

KH – Sim, independente da pessoa ser vegana, ou não vegana, eu sempre indico a suplementação com metilcobalamina, que é a forma que o corpo utiliza da vitamina B12, a cobalamina. É necessário a conversão para a metilcobalamina para ela poder ser utilizada nas diversas formas, como matéria-prima, principalmente, para produção de neurotransmissores, mas é importante ressaltar que não é o fato da pessoa ser vegana, ou não, que precisa da suplementação da B12, porque existe um marcador inflamatório chamado homocisteína, que indica se a nossa replicação do DNA está ocorrendo de forma correta, para ela manter esta replicação de forma íntegra e correta, é necessário radical metil, seja da metilcobalamina, vitamina B12 ou do metilfolato, por isso, que eu gosto sempre de repor B9 e B12.

VCN – Muitos produtos veganos são livres, por exemplo, de parabenos e sulfatos, utilizar produtos livres destas substâncias refletem, de fato, na saúde e beleza da pele?

KH – O fato dos produtos veganos estarem livres de parabenos e sulfatos, que são substâncias derivadas do petróleo ou conservantes, isso faz com que a gente tenha, sem dúvida nenhuma, uma maior qualidade de beleza na pele, porque toda pele é um órgão absortivo, ele absorve como e até mais do que um estômago e intestino, então, quando você não coloca na pele petróleo, você não vai absorver o petróleo, os minerais tóxicos, então, todos os produtos – independentemente de ser vegano ou não – deveriam ter esse cuidado.

 

Newsletter Form (#3)

Inscreva-se em nossa Newsletter


Pesquisar
Close this search box.